BLOG

08/07/2020

10 DE JULHO - DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

Dia para lembrar o quanto é importante o check-up anual dos olhos

No dia 10 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular, data estabelecida para chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde dos olhos e mostrar à população os benefícios das medidas preventivas. Problemas de visão podem acarretar consequências no dia a dia – como perdas de oportunidades no mercado de trabalho, deficiências na aprendizagem e acidentes –, quando não é procurada ajuda médica. A prevenção pode fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas. É o caso de Alberto Salles Paraíso Borges, 82 anos, coronel aposentado da Polícia Militar, que, após duas cirurgias, faz tratamento antigiogênico para assegurar que a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) não prejudique o convívio familiar e nem seu maior hobby, a leitura: foram 15 livros somente este ano.

"Algumas doenças oculares são silenciosas, ou seja, podem ocorrer sem sintomas e prejudicar de forma importante e definitiva a visão. Uma consulta preventiva anual torna possível o diagnóstico precoce e a prevenção", afirma a Dra. Milena Chibana, oftalmologista. "Também importante é acompanhar a mudança no grau dos óculos ou lentes de contato. Diante de tais alterações, deve-se ajustá-los periodicamente, após novo exame de refração com o médico oftalmologista", comenta a especialista.

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,5 milhões de pessoas têm deficiência visual. No mundo, de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 45 milhões de pessoas são cegas e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão. Desse total, ainda de acordo com a OMS, 80% seriam evitáveis por ações efetivas de prevenção ou tratamento. Por isso que o Dia Mundial da Saúde Ocular, é um alerta para a importância das visitas de rotina ao especialista, mesmo quando não há presença de nenhum sintoma específico.

Fonte: Opticanet

.