BLOG

21/09/2020

21 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Preparamos este artigo para que você conheça uma de outras tantas deficiências físicas existentes, para saber como ajudar e se conscientizar.

No intuito de conscientizar e informar a todos, deste dia tão importante, a Ótica Oriente preparou este artigo para que você saiba uma, de tantas outras deficiências que existem. Selecionamos informações importantes que você precisa saber sobre a Baixa Visão.

Ter baixa visão é diferente de ser cego

O que determina se uma pessoa é cega ou possui baixa visão é o quanto de acuidade visual que ela possui quanto ao seu campo de visão.

No dia-a-dia, as pessoas com baixa visão veem, parcialmente as pessoas, mas não as reconhecem.

A maioria não necessita de bengala longa para locomoção, mas não enxergam os nomes dos ônibus ou das placas de rua; confundem obstáculos no chão tendo dificuldades para distinguir degraus, poças d’água e buracos.

Além disso, elas não conseguem ler na lousa, letreiros de cinemas e apresentam muita dificuldade de enxergar dependendo da iluminação do ambiente.

Sentir grande sensibilidade à luz solar também é recorrente nas pessoas com baixa visão.

Pessoas com baixa visão podem usar computadores comuns

Um dos grandes benefícios do conhecimento sobre a baixa visão é que mais pessoas passaram a estudá-la e criar soluções voltadas para esse público.

Tanto para as pessoas com baixa visão, quanto para as pessoas cegas, há também softwares de voz, que fazem a leitura da tela e facilitam a navegação na internet ou no celular.

Alguns exemplos são: NVDA e DOSVOX. No celular, a configuração de acessibilidade dá acesso ao leitor de tela do sistema e permite que a pessoa ouça o que está na tela, bem como aumente a fonte para envio de mensagens e e-mails.

Existem diversas atividades de lazer voltadas para as pessoas com baixa visão

Pode não parecer, mas existem algumas atividades e atrações preparadas para receber pessoas com deficiência visual. Desde teatro a orquestras, há diversas instituições que tem um cuidado especial com sinalizações e fones com descrição via áudio, mas sabemos que é preciso fazer mais por essas pessoas, para que elas possam ter acesso a muitas outras atividades.