BLOG

26/04/2021

A SAÚDE OCULAR E A HIPERTENSÃO

A hipertensão arterial sistêmica, também conhecida como pressão alta, é uma doença bastante comum, na qual ocorre aumento dos níveis da pressão arterial. Quando não há o tratamento adequado, esse problema pode levar ao derrame cerebral, infarto, insuficiência cardíaca e renal, além de consequências à saúde ocular. Para alertar sobre esses riscos, acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, em 26 de abril.

Nos olhos, o principal alvo da pressão arterial alta é a retina, que é a camada que reveste internamente o globo ocular e que é responsável por transformar a luz em visão. Essa alteração é chamada de retinopatia hipertensiva. Seu diagnóstico é feito por meio do exame de fundo de olho, no qual é possível observar a retina e os vasos retinianos e, assim, identificar e classificar pequenas hemorragias, áreas de inchaço (edemas) na retina, além de vasos debilitados. Esses achados decorrem da arteriosclerose, vazamento do conteúdo dos vasos e constrição vascular.

A prevenção e o tratamento para a retinopatia hipertensiva passam pelo controle clínico da hipertensão, seja com mudanças do estilo de vida, como atividade física e dieta equilibrada que privilegie alimentos naturais em detrimento aos industrializados, ou com o uso de medicamentos anti-hipertensivos, sempre com acompanhamento médico.

Cuidar da saúde é cuidar da Vida! Previna-se!