BLOG

20/01/2021

DEVO OU NÃO USAR LENTES COM FILTRO AZUL PARA O MEU FILHO?

Saber da importância das lentes com filtro azul, ajuda na melhora da saúde ocular do seu filho.

Segundo especialistas o hábito de usar telas está agravando os casos de miopias em crianças e adolescentes, com as mudanças comportamentais a bola, a pipa, o carrinho e a boneca foram deixados de lado e as crianças hoje crescem com o auxílio da tecnologia sendo impactadas pelas telas desde bem pequenos.

Passar muitas horas olhando para um aparelho celular ou tablet exige um esforço maior dos olhos que precisam manter o foco para enxergar de perto, isso gera a acomodação do globo ocular e devido a esta condição o olho não estimula o foco de longe, podendo causar a miopia.

A Organização Mundial da Saúde calcula que em 2020 teremos 2,6 bilhões de míopes no mundo, o que chama nossa atenção para redobrarmos os cuidados com os hábitos digitais dos pequenos.

O uso moderado dos eletrônicos é fundamental na fase infantil, pois a visão está em desenvolvimento e estes aparelhos são novidades para os olhos das crianças, e qualquer excesso pode afetar o crescimento do globo ocular, pois a exposição a luz azul nociva emitida pelo celular, tablet, computadores e televisores, pode acelerar o desenvolvimento de problemas visuais.

Segundo o Oftalmologista Alfredo Pigatin, do grupo H.Olhos, "estudos tem mostrando que a luz azul pode alterar bioquimicamente a formação do globo ocular e isso tem ligação com o aumento da miopia", ou seja, a exposição excessiva a luz azul pode ser um fator contribuinte para o desenvolvimento de uma ametropia.

A maneira mais saudável de proteger seu filho é moderando a quantidade de horas que ele fica nos aparelhos digitais e utilizando lentes com a proteção contra a luz azul nociva.

"O filtro da luz azul bloqueia a incidência da luz azul no olho, vai diminuir a fadiga na hora em que você estiver forçando a visão, existem estudos mostrando que com o uso do filtro da luz azul a miopia tende a progredir mais lentamente" declara o Oftalmologista Alfredo Pigatin.

Com o uso de lentes adequadas para o mundo digital é possível retardar os efeitos da luz azul nos olhos das crianças garantido uma visão mais saudável no futuro.


Fontes:Papo de Mãe, TV Cultura, Tema: "Adolescentes e o uso dos óculos" exibido em setembro, 2019; H,Olhos; Fhocus Optical;Opticanet.

Imagem: Freepik