BLOG

04/03/2020

O PROFESSOR PODE SER UM ALIADO PARA AJUDAR A DETECTAR DIFICULDADES VISUAIS

Um dos obstáculos para a aprendizagem pode ser a dificuldade para enxergar. Veja alguns pontos importantes a se observar.

Um dos obstáculos para a aprendizagem pode ser a dificuldade para enxergar. Ela pode também trazer problemas de comportamento como inquietação e desinteresse por estudar. Não conseguir ver com nitidez as letras na lousa ou as indicações do professor à frente da turma, tira a atenção, o espaço fica aberto para a falta de estímulo e até o abandono escolar.

A escola é uma grande aliada no diagnóstico de problemas de visão em crianças e adolescentes, porque é um dos ambientes que exige maior atenção e que, efetivamente, mede o desempenho dos alunos. Os professores podem ajudar a perceber as alterações visuais. Vejam alguns pontos importantes que eles podem observar:

  • Por não conseguir ver o que está na lousa ou nas mãos dos professores, o aluno levanta com frequência, conversa bastante com os amigos, normalmente pedindo ajuda, no caso dos mais agitados, querem brincar fora de hora, pois não conseguem acompanhar as atividades;
  • A lei da aproximação vale também para computadores e televisão. As crianças com problemas de visão normalmente chegam bem perto para conseguir enxergar;
  • O aluno faz careta, franze a testa e aperta os olhos para tentar enxergar melhor é um sinal de alerta;
  • No caso do astigmatismo, o artifício costuma ser virar o rosto e mirar com o canto dos olhos, para tentar minimizar a distorção da imagem;
  • Mal-estar durante ou após realizar um esforço visual, franzir a testa, ficar muito perto da TV e aproximar demais o caderno, também são sintomas de problema de visão.

Na sala de aula, ao detectar o problema, os professores devem avisar aos responsáveis e auxilia-los para que o rendimento escolar do aluno não seja prejudicado.

Laércio, optometrista responsável pela Ótica Oriente, alerta que a família precisa estar atenta a outros sinais também, como estrabismo e quando se detecta o olho desfocado em fotografias. As crianças devem ser levadas periodicamente a um profissional, desde bebê até os sete anos, quando a visão ainda está em formação.