BLOG

08/10/2021

OCULOS PARA BEBÊ?

você sabia que bebês também podem usar óculos de grau?

O teste do “Reflexo do vermelho”, conhecido como “teste do olhinho”, realizado ainda no berçário, é possível saber se o bebê tem algum problema de visão, qual o grau e se ele precisará usar óculos. O profissional faz o teste do olhinho com um aparelho que projeta uma luz nos olhos da criança. Dessa maneira, se essa luz se refletir vermelha, amarela ou laranja, significa que o bebê não tem problemas oculares. Quando temos algum problema de visão, normalmente percebemos os primeiros sintomas e já nos atentamos a isso, conversando com alguém ou mesmo procurando um profissional de confiança na área da saúde. Mas, você já parou pra pensar como isso acontece nos bebês que possuem algum problema de visão e ainda não conseguem se expressar?
Fica bem mais difícil.

E aqui uma curiosidade: você sabia que bebês também podem usar óculos de grau? Nesse sentido, quando há a necessidade, o profissional faz a recomendação do uso do óculos. Mas é importante que o óculos seja um material de qualidade, para não causar alergias, incomodar o bebê ou impedi-lo de brincar. Além disso, também precisa ser leve e resistente, evitando, assim, quedas e rompimentos.

Além do teste do olhinho, assim como nós adultos fazemos os testes das letras para determinar o grau de refração, os bebês fazem um teste parecido, mas a partir de quadrados listrados nas cores preto e branco.

Além dos exames, também é possível identificar possíveis problemas de visão nos bebês através do seu comportamento. Mas isso não substitui a consulta com o pediatra. É muito importante consultar o bebê com frequência e manter todos os exames em dia.

Bebês e crianças também podem ter problemas de visão. Por isso, confira quais são os problemas de visão mais comuns nos pequenos:

Estrabismo – desalinhamento dos olhos;

Miopia – dificuldade em enxergar de longe;

Hipermetropia - dificuldade em enxergar de perto;

Astigmatismo - dificuldade em enxergar tanto de longe quanto de perto;

Anisometropia - erro de refração diferente em cada um dos olhos ou graus muito diferentes entre os olhos;

Conjuntivite - infecção na pálpebra dos olhos.

Faça uma visita a Ótica Oriente, tire suas dúvidas em relação ao tipo de lente e óculos ideal para o seu filho. Essas escolhas fazem muita diferença e colabora na proteção à saúde ocular da criança.